"Caso o STF admita a denúncia golpista contra Jair Bolsonaro na próxima semana, oficializará a a desvirtuação do próprio Estado de Direito"

"Um dos grandes filósofos do século 20 — século no qual jazem os últimos filósofos da história, túmulo dos restos mortais também dos últimos músicos e poetas, Taj Mahal, portanto, do grandioso cemitério do estado da arte humana —, Ludwig Wittgenstein alertou a civilização para o problema dos “jogos de linguagem”. Uma vez que a definição explica o sentido de uma palavra, não é, sem dúvida, essencial que a palavra tenha sido ouvida anteriormente, de maneira que deve a sua definição própria e ostensiva atribuir o sentido da palavra e o seu correto emprego.


Existem palavras tão amplamente empregadas sem a mesma amplitude de conhecimento da sua definição. Tal fato promove uma interpretação automática e uma aceitação instantânea dessas palavras por meio de certos processos mentais definidos e inseparáveis do funcionamento da linguagem. Isto é, os chamados processos de compreensão e significação. Ou seja, à maneira de um Santo Agostinho que sabe o que é tempo se não for perguntado, mas que, caso seja questionado, não sabe responder, o argumentar por meio de tais palavras amplamente difundidas e semanticamente ignoradas representa, sem um sentido ou sem o pensamento, uma proposição trivial e totalmente inerte, pois a adição de signos inorgânicos não pode dar vida a uma proposição."

Deixe seu Comentário